INSERÇÃO EM FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE

INSERÇÃO EM FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE

 

O paciente somente será inserido na lista de espera após finalização de toda a avaliação com a equipe multidisciplinar e será comunicado quando for realizado o envio do formulário para inserção em fila junto à Central de Transplantes do Estado de Santa Catarina, que passará por avaliação da equipe técnica da SC transplantes antes de ser oficialmente listado.

Após alguns dias, o paciente receberá um documento da SC transplante confirmando a inserção em fila de espera para transplante.

Uma vez listado o paciente deve:

– Manter seus contatos telefonicos atualizados;

– Fazer contato com a equipe médica e/ou procurar o serviço de emergencia do HU em caso de qualquer suspeita de infecção (febre, dor, tosse, falta de ar) ou intercorrência clínica;

– Providenciar modo de transporte para o HU quando for acionado para transplante;

– Providenciar local apropriado para ficar com acompanhante no pós-transplante caso sua residencia fique a mais de 60 quilometros do HU, durante aproximadamente 60 dias.

 

Durante o período em que estiver em lista de espera, o candidato deve seguir em acompanhamento médico regular, tomando as medicações receitadas, mantendo atividade física se possível, alimentando-se bem e muitas vezes usando suplementos e vitaminas orientados bem como realizando as imunizações recomendadas. Com isto, as chances de chegar bem ao transplante e de sucesso do procedimento serão as melhores possíveis.

Conforme o Decreto No 9.175, de 18 de outubro de 2017 que regulamenta a Lei no 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, o transplante ou o enxerto somente será feito com o consentimento expresso do receptor, após devidamente aconselhado sobre a excepcionalidade e os riscos do procedimento, por meio da autorização escrita.